[quatro]
Instrumentos para a Procura de EmpregoHá jovens que querem procurar emprego, mas não sabem como começar. Outr@s tentam, mas o processo não traz resultados positivos, em alguns casos porque não utilizam as estratégias mais adequadas.
Ninguém nasce ensinado e, quando chega a altura de enfrentar o mercado de trabalho, é natural sentir uma certa desorientação, porque este tipo de aprendizagem não se faz, habitualmente, na escola. Mas procurar emprego aprende-se. Descobrir os melhores locais para a pesquisa de anúncios, saber utilizar os contactos pessoais para ser informad@ sobre vagas de emprego, construir um bom CV ou uma Carta de Apresentação apelativa, apresentar candidaturas espontâneas de forma adequada, tudo isto se aprende. Transmitir essas técnicas e ajudar @s jovens a ativá-las em seu beneficio foram precisamente os objetivos desta atividade, dinamizada no decurso do projeto (IN)EET. Marketing PessoalPode soar estranho, mas, no mundo do trabalho, como noutras áreas da vida, saber “vender” o que somos e o que temos para oferecer é importantíssimo. E para isso é preciso, antes de mais, saber comunicar…
Esta premissa reflete-se com muita força, por exemplo, nas entrevistas de emprego. As competências d@s jovens podem ser as melhores, mas a pessoa que está do outro lado não vai adivinhar isso e só vai conseguir recolher a informação que @s entrevistad@s forem capazes de passar, nos poucos momentos que têm para o fazer. Essa “primeira impressão” não é apenas consequência do que se diz ou não, mas também da postura corporal que se adota ou da imagem com que nos apresentamos. Esta atividade ajudou @s jovens a valorizar o que têm de bom, comunicando-o de forma adequada e incluiu, entre outros exercícios, a simulação de entrevistas de emprego. |
Procurar
|
INSTRUMENTOS PARA A PROCURA DE EMPREGO
|
MARKETING PESSOAL
|